Parceria - Resenha: Cidade de Vidro vol 3

by - fevereiro 26, 2016

Olá leitores!!
Fiquei muito contente quando a minha mais recente parceria com o blog Leitora Cretina me enviou a sua resenha do terceiro volume da série Os Instrumentos Mortais, da autora Cassandra Clare, o livro se chama Cidade de Vidro.
Pessoalmente, ainda não li estes três livros, mas vou juntar a minha lista de leitura, Parecem ser bastante interessantes e vale a pena tentar :)

Resenha - Parceria


Para quem não conhece a história, eu vou fazer um breve resumo sobre os livros anteriores (Cidade dos Ossos e Cidade das Cinzas) e fiquem tranquilos que não tem spoiler nenhum!

Em Cidade dos Ossos somos apresentados a Clary, uma garota comum que tem o sonho de entrar em uma escola de Artes e viver sua vida normal ao lado do melhor amigo Simon. Ela sempre gostou de desenhar e era muito boa nisso.

Durante anos, sua mãe Jocelyn tentou escondê-la do mundo das sombras, mas certo dia, Clary decide ir se divertir em uma espécie de balada e acaba testemunhando um assassinato diferente em que apenas ela poderia ver: adolescentes com marcas no corpo matando um demônio. Estes adolescentes são os Caçadores de Sombras, também chamados de Nephilim, são pessoas que possuem sangue de anjo, guerreiros que salvam humanos comuns de demônios.

Os Caçadores frequentes na história são os irmãos Isabelle Alec Lightwood, que moram no Instituto junto com o Caçador enigmático e sarcástico Jace, garoto criado pela família Lightwood.

Com a ajuda do enigmático e sarcástico Jace, Clary descobre que ela também é um deles e que existem outros seres além dos demônios e Caçadores, como lobisomens, fadas, vampiros e feiticeiros, chamados de Integrantes do Submundo.

O Anjo Raziel entregou três Instrumentos Mortais (Cálice, Espada e Espelho) a Jonathan, o primeiro dos Nephilim. Raziel os deu para os Nephilim não apenas para uso individual, mas também em caso de extrema emergência, quando ele atenderia seu chamado apenas uma vez; quando usados todos juntos, os Instrumentos iriam convocar o Anjo.

Valentim, um ex-caçador de sombras, está atrás dos Instrumentos Mortais e Clary, Jace, Isabelle e Alec tentam descobrir o que ele fará com os Instrumentos e impedi-lo. Valentim acredita que o primeiro dos Instrumentos está com a mãe de Clary. Jocelyn tem um plano para não revelar aonde está o Cálice Mortal: ela toma uma poção que a coloca em uma espécie de coma. Clary agora também terá que encontrar uma solução e salvar sua mãe.

Conhecemos o segundo Instrumento Mortal, a Espada Mortal em Cidade das Cinzas.

Em Cidade de Vidro, Clary está a procura da poção que pode ajudar sua mãe a acordar, então, ela precisa viajar até a Cidade de Vidro, lar dos Caçadores de Sombras, onde integrantes do Submundo não entram sem autorização. Jace quer impedi-lá por achar muito perigoso, então, ele chama Simon para ajudar a inventar uma mentira, contudo, enquanto conversavam a cidade era tomada por demônios. Vendo que eles não teriam chance contra tantos demônios, Jace e os Lightwood puxam Simon para o portal que os levará até Alicante.

Clary consegue chegar em Alicante com Luke, amigo Lobisomem da sua família, porém está praticamente sozinha e precisa encontrar o feiticeiro Ragnor Fell, aquele que pode ajudar sua mãe.

Simon tem um poder especial, é um vampiro que consegue andar a luz do sol e isso intriga a todos, inclusive a Clave (é uma espécie de instituição que comanda o mundo das sombras), o que os faz desconfiar da família Lightwood, que supostamente podem estar ajudando Valentim. Neste livro conhecemos várias outras famílias tradicionais de Caçadores de Sombras.

“- Mas há vários outros Caçadores de Sombras que faziam parte do Ciclo: os Lightwood, e os Penhallow... 
- Todos se retrataram. Viraram as costas para Valentim. Eu não. 
- Você não? Mas por que não? 
- Porque tenho mais medo de Valentim do que da Clave, e se você fosse sensato, Diurno, também teria.”

Alicante é cercada por torres demoníacas, muito bem protegida contra demônios, entretanto, eles percebem que algo está errado quando as barreiras caem e demônios invadem a cidade. Eles sabem que é Valentim se aproximando com uma patrulha de demônios em busca do terceiro Instrumento Mortal, o Espelho. Apesar de grandes guerreiros, os Caçadores de Sombras terão que fazer uma escolha difícil.
Clary possui um dom especial e neste livro vemos esse dom sendo aperfeiçoado.

“Algumas leis são feitas para serem quebradas.”

Na minha opinião, esse é o livro mais empolgante e emocionante da série até o momento. Revelações a respeito do passado de Jace e Clary são revelados.
Os três livros não trazem uma história exatamente romântica, apesar do clima que rola entre Clary e Jace, no entanto não é o foco principal. Se você leu os outros livros sabe que o amor deles é "impossível".

Vemos a evolução de vários personagens e conhecemos novos. Todos os personagens possuem um aprofundamento na história, realmente poucas coisas são superficiais nos livros da série, porém isso não deixa os livros massantes ou cansativos de ler. São livros extensos que possuem muita coisa para contar. 

Uma coisa que me agrada muito nessa série em geral é a escrita da Cassandra Clare. É muito boa. O livro é todo narrado em terceira pessoa e a autora faz com que entremos de cabeça na história, conhecemos cada um como se fosse nós mesmos ou alguém próximo.

Cidade de VidroFICHA TÉCNICA
Título: Cidade de Vidro
Título Original: City of Glass
Volume: 3
Série: Os Instrumentos Mortais
Autor: Cassandra Clare
Ano: 2011
Editora: Galera Record
Número de Páginas: 474 páginas
SINOPSE: Clary está à procura de uma poção para salvar a vida de sua mãe. Para isso, ela deve viajar até a Cidade de Vidro, lar ancestral dos Caçadores de Sombras, criando um portal sozinha. Só mais uma prova de que seus poderes estão mais sofisticados a cada dia. Para Clary, o perigo que isso representa é tão ou menos assustador quanto o fato de que Jace não a quer por perto. Mas nem o fora de Jace nem estar quebrando as regras irão afastá-la de seu objetivo: encontrar Ragnor Fell, o feiticeiro que pode ajudá-la a curar a mãe.




CLASSIFICAÇÃO:
Excelente

A pesar de ter lido poucos livros de ficção, esta resenha ( que eu adorei ) fez com que ficasse com vontade de ler esta colecção!! - Smile com corações nos olhos.
Quem já leu ou ficou com vontade de ler estes livros??
Digam nos a vossa opinião :)

You May Also Like

2 comentários

  1. Olá!!
    Estou amando a sua parceria, muito obrigada <3

    Beijão
    Leitora Cretina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. OLá, fico tão feliz em saber isso. Também estou a adorar <3

      Beijooos

      Eliminar

Com tecnologia do Blogger.

Translate

Instagram